Fato relevante de 2009 foi a gripe suína, supostamente alastrada por diversos países, declarada pela OMS como pandemia; desmentida por um médico alemão chefe de saúde do conselho da Europa que a considerou como “um dos grandes escândalos da medicina do século” em que o mesmo diz tratar-se de uma “campanha para beneficiar empresas farmacêuticas”, muitos acreditam ser uma grande fraude compartilhada ente a Oms e as Indústrias Farmacêuticas. Comentada a possibilidade de ser derivada de um novo tipo de vírus produzido em laboratório por algum grupo terrorista; considerada por alguns, evento mediado pela nova ordem mundial onde algum Illuminati estaria tentando controlar o crescimento populacional no globo e por aí vai...
O fato é que um vírus depois de ter seu material genético assimilado ao da célula hospedeira não pode ter este destruído sem lesar a própria célula, a maquinaria celular é usada para gerar cópias suas que saem para o exterior, causando a morte da célula ou não, isso no caso do ciclo lítico, já no caso do ciclo lisogênico, a célula com material genético viral incorporado ao seu se divide normalmente sem alterar seu funcionamento, mas pode entrar em ciclo lítico por alguma condição seja ela natural, ou, influenciada por algum tipo de radiação, por exemplo. No caso dos Influenza vírus (vírus de RNA, que possuem sua própria RNA polimerase responsável pela transcrição do ácido ribonucléico), quando ocorre o ciclo lítico, a RNA polimerase transcreve uma nova fita de RNA que serve como RNA mensageiro, que depois é traduzida em proteínas do capsídeo viral (componente estrutural externo que protege o material genético) ou do envelope viral (protege o RNA, e facilita o processo de aderência do vírus à célula hospedeira), que servem como sítios de ligação para anticorpos. Entretanto a enzima não possui o mecanismo de “revisão” encontrado durante o processamento de RNA em células eucarióticas e nem usa esse mecanismo da célula parasitada, sendo assim, são geradas mutações (diferentes seqüências de nucleotídeos que constituem o ácido nucléico) a cada ciclo de replicação viral, assim são traduzidas diferentes proteínas fazendo com que os anticorpos não reconheçam mais os sítios específicos de ligação do capsídeo ou do envelope. Por isso não existe cura para a gripe. No subtipo H1N1, que infectou um porco, por exemplo, o material genético pode combinar-se com o de outro vírus, adaptando este aos humanos, levando a um não reconhecimento por parte dos anticorpos.
Aquele que vos escreve não duvida de nenhuma hipótese daquelas citadas no 2º parágrafo, como alguns céticos acreditam, a maioria dos casos de gripe suína podem até ser atribuídos a doenças respiratórias comuns como pneumonia, mas pelos rumores que ouvi na Unicamp e de algumas pessoas envolvidas na rotina da área da saúde, a doença é responsável por muitos óbitos possuindo sintomas totalmente aleatórios, diferentemente do que foi divulgado pelo Ministério da Saúde e pela imprensa. Que cada um fique com a sua opinião, lembrando que até algo ser provado, rumores são apenas rumores...
Fato não muito pertinente, mas que não posso deixar de comentar, é o da estudante de turismo Geisy Arruda aluna da Uniban, que foi hostilizada na faculdade por estar usando vestido curto, trata-se de uma polêmica um tanto ridícula.
Penso que cada um veste-se da maneira que quiser, todos têm algum tipo de valor a ser reconhecido: generosidade, humildade; alguns são reconhecidos por talento esportivo, outros pelo nível intelectual e os frutos resultantes disso; outros cobram o pedágio para o céu; alguns tentam chamar a atenção de alguma forma: fumando, bebendo, usando
drogas (se é que podem ser considerados valores), exaltando de maneira vulgar as partes do seu corpo na rua, na balada, na faculdade ou na televisão (não quero dizer que só aconteça com as mulheres, com os homens a realidade é recíproca), tudo isso depende da personalidade de cada um. Difícil são aqueles que conseguem chamar a atenção pelo que são, não necessitando de auto-afirmação. Acredito que salvo algumas exceções, cada um sabe muito bem o que faz da vida, e sei lá, acho que de moralista o mundo tá cheio.
A questão é a maneira como foi abordada a situação, programas que pregam a imparcialidade sem qualquer tipo de sensacionalismo (sarcasmo?), de elevadíssimo nível cultural como os apresentados pelas brilhantes Luciana Gimenez e Sônia Abrão (MIIIINHA NOSSA SENHOOOOOOORA) trataram o tema de maneira totalmente melodramática (um pouquinho só acima do que já é normal), em vista disso, acho que deveríamos chorar e expressar nosso sentimento de tristeza frente a esta situação com 1 mês de luto... No meu modo de ver, se as garotas do local onde estudo resolvessem ir de biquíni às aulas seria excelente. Foi divulgado que a menina foi hostilizada por rapazes também, então, ou essa moça provocou o início da confusão de uma maneira que incomodou todo mundo, ou a maioria dos homens tinham outra opção sexual (acho difícil).
Não posso afirmar que sim, mas acho que tudo isso foi uma tremenda jogada de marketing, não por parte da faculdade, não tem motivo nenhum para isso, mas sim, talvez, da própria estudante, uma atitude talvez intermediada por alguma emissora, agência, empresa, não sei ao certo, mas esse caso é no mínimo estranho. O intrigante de tudo isso, é que a garota que supostamente passaria, ou passou por acompanhamento psicológico, está sendo cogitada para desfilar em alguma escola de samba e fazer fotos para a revista Playboy. Tô pensando em ir à faculdade de sunga, quem sabe consigo uma ponta em algum reality show tipo “Casa dos Desesperados”, talvez com algum esforço eu consiga, afinal, todo mundo merece seu lugar ao sol!
Finalizando a retrospectiva de 2009, publicada em 16 de janeiro de 2010 (tudo a ver), não posso deixar de falar do ano do meu glorioso SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA!
Ano em que levantamos a taça do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil a qual nos creditou à participação na Libertadores da América. Foi um primeiro semestre brilhante, vindo da série B com um time desacreditado por muitos, visto como coadjuvante entre os grandes de São Paulo por outros, nós simplesmente surpreendemos novamente! Jogamos um futebol de raça, marcação, dedicação tática, de rápidos contra-ataques, fazendo deste e da marcação nosso grande trunfo nas competições em que saímos vitoriosos. Aquele time tinha reais condições de ser campeão da América, mas infelizmente não foi possível a manutenção do elenco, algo que já era previsível. Flamenguistas que me desculpem, mas pelo conjunto da obra o melhor time de 2009 foi o Corinthians, independente da modesta campanha no brasileiro. Os reais objetivos já tinham sido alcançados e o time perdeu algumas de suas principais peças, e talvez quem sabe, se as contratações que chegaram ao fim do campeonato estivessem lá um pouco antes, teríamos reais chances de disputar o título brasileiro, devido à oscilação dos times que brigaram na frente, fato este que é a razão da minha opinião, o flamengo oscilou no começo e só depois engrenou no torneio nacional.
Bom, só tenho a dizer que no ano do centenário o mundo é corinthiano, o Brasil é corinthiano e até o presidente é corinthiano, muita coisa boa está por vir, é só aguardar!